Entendendo o Câncer

Câncer é definido como um conjunto de doenças que têm em comum a proliferação anormal e descontrolada das células que invadem os tecidos e possuem a capacidade de se espalhar para outras regiões do corpo.
As causas para o aparecimento do câncer são múltiplas e podem ser divididas em fatores internos, que
se caracteriza por um defeito genético herdado (mutação) e fatores externos, que se relacionam ao meio ambiente e aos hábitos de vida. Diferentes tumores apresentam diferentes fatores de risco.
O fator genético é um fator de risco não modificável, porém os fatores ambientais e os hábitos de vida são fatores de risco modificáveis e impactam diretamente na gênese de vários cânceres.
Destacamos alguns desses fatores modificáveis: fumo, álcool, alimentação, obesidade e vida sedentária.
Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer) em 2016 estima-se 596 mil novos casos de câncer no Brasil. Os cânceres de maior incidência são os de pele não melanoma (para ambos os sexos), o de próstata e o de mama. Outros cânceres cuja incidência merece destaque são os do intestino grosso, pulmão, colo do útero, estômago e cavidade oral.
Por isso, a mudança do comportamento dos adultos e a disseminação de hábitos saudáveis desde os primeiros anos de vida são essenciais para que haja uma mudança de cenário e cerca de um terço dos casos estimados de câncer possa ser prevenido", disse o diretor-geral em exercício do INCA, Luis Felipe Ribeiro Pinto. Atualmente, o câncer é a segunda maior causa de morte no Brasil, com 190 mil óbitos por ano.
Bibliografia consultada
1. Maluf F. C., Buzaid A.C.;Varella D. Vencer o Câncer – São Paulo: Dendrix, 2014
2. Disponível em:<http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/agencianoticias/site/home/noticias/2015/inca_estima_quase_600_mil_casos_novos_de_cancer_em_2016 >
