Sinais e Sintomas do Câncer
Os sinais e sintomas podem ser a indicação de uma lesão ou doença ou de que algo não está bem no organismo.
Um sinal é uma marca que pode ser vista por alguém, um parente, médico, enfermeiro ou outro profissional de saúde. Por exemplo, febre, respiração rápida e ruído pulmonar anormal na ausculta com estetoscópio podem ser sinais de pneumonia.
Um sintoma é um sinal que é sentido ou percebido pela pessoa que o tem, mas não pode ser facilmente visto por outras pessoas.Por exemplo, fraqueza, dor e sensação de falta de ar podem ser também sintomas de pneumonia.
Ter um sinal ou sintoma pode não ser o suficiente para diagnosticar a causa. Por exemplo, uma erupção em uma criança pode ser um sinal de uma série de coisas, como sarampo, infecção na pele ou uma alergia alimentar. Mas, se a criança tiver uma erupção junto com outros sinais e sintomas como febre alta, calafrios, e dor de garganta, o médico pode solicitar um exame de imagem para identificar a causa.
Às vezes, os sinais e sintomas de um paciente não fornecem pistas suficientes para que o médico possa ter certeza do que está causando a doença. Podem ser necessários exames complementares como os de imagem, exames de sangue ou ainda uma biópsia.
Fonte: Instituto Oncoguia
